Ah, Se Fosse Fácil!

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis.” (2 Timóteo 3:1)

Ah se as coisas fossem tão fáceis assim!? Água de coco, praia, sem pensar nas lutas, aliás, sem lutas, ou então num lugar bem gostoso claro que você se sentiria bem!

Definitivamente não! Parece que quanto mais procuramos tranqüilidade, mais a impaciência, confusão, conflito e dúvidas geram dentro de nós!

Se dentro de nós há inúmeros conflitos imagine, quando olhamos para o nosso redor, mais ainda! Aí pergunto e tenho certeza que em algum momento você já deve ter se perguntado ou se pergunta: “Por que as coisas são tão difíceis, por que não são fáceis?

Algumas respostas para isto:

1. Se as coisas fossem fáceis, desistiríamos fácil;
2. Se as coisas fossem fáceis, não daríamos tanto valor;
3. Se os problemas fossem fáceis, não seriam problemas e nem seriamos sustentados por Deus, mas sim em nossas forças;
4. Se a tristeza fosse fácil, as nossas lagrimas não serviriam para regar a nossa fé;
5. Se as lutas fossem fáceis, não teríamos experiências nem maturidades, até porque o ser humano precisa crescer e experimentar as situações da vida, poucos são sábios e aprendem com os erros alheios;
6. Se a caminhada da vida fosse fácil, para que existiria o corpo de cristo, família e amigos, mesmo alguns agindo como se fossem até mesmo inimigos?
7. Se os sonhos fossem fáceis, por que e onde poderíamos colocar a frase da nossa vida: Valeu à pena?
8. Se tudo fosse fácil, por que teríamos Fé? E em quem teríamos fé, se somos “auto-suficientes” (engano do ser humano pensar assim)
9. Se a vida fosse fácil, pra que serviria nossas orações (mesmo tendo consciência que oramos em primeiro lugar para nos relacionar com Deus)
10. e por último, Se fosse fácil por que você estaria lendo tudo isso?

Para ultima pergunta, você pode dizer: “Mas você escreveu e eu li, fui induzido a ler!” Sim! Realmente isto é verdade, mas também não duvido que o primeiro trecho o motiva saber as possíveis respostas para tudo ser tão difícil e muitas vezes nada colaborar ao nosso favor.

De fato, independente se temos respostas ou não para tudo que é difícil, uma coisa é certa, precisamos nos posicionar e saber como proceder com as dificuldades da nossa vida, seja em agir de uma forma diferente, seja em começar a dar nossos próprios passos, ou simplesmente confiar em Deus. A típica frase “Seja o que Deus quiser” há muitos anos não funciona, pois quanto mais controle da nossa vida e mais segurança temos em nós mesmos melhor!

O grande problema do ser humano é ver os problemas maiores do que a solução, damos tanto ênfase aos problemas que a solução fica esquecida, fica atrás de uma grande palavra chamada dificuldade.

Podemos ver em Gênesis capítulo 22:1-3 Abraão passando por uma situação parecida com esta, uma situação ao primeiro olhar podemos dizer que é de extrema dor e tristeza:

“Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui.
Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.” (Gênesis 22:1-3)

Depois de muitos e muitos anos esperando a promessa de Deus para sua vida, seu filho Isaque, de repente simplesmente Deus pede que ele entregue como sacrifício, seu filho tão esperado. E logo quanto passamos por circunstancias como estas logo vem as perguntas: Por que Deus? Por que comigo? Justo agora que estava bem? E muitas outras que só nos mesmos sabemos, pois nos conhecemos um pouco.

Agora paramos e analisamos a postura de Abraão diante deste “problema” que enfrentava:

Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos.” (Gênesis 22:7-8)

Abraão simplesmente confiou em Deus, sabia que qualquer problema, circunstancia, luta, provação, se confiasse em Deus, o próprio Deus estenderia Suas mãos para socorrê-lo.

Mudar a forma de pensar para parar de olhar para os problemas, e logo agirmos conscientemente, consultando a Deus é a chave da transformação da realidade em qual estamos vivendo. Isto não vai deixar de existir lutas e dificuldades realmente grandes, porém você vai olhar para as circunstancias da vida com ação, e reação para os acontecimentos.

Por fim, gostaria de terminar com uma ilustração verídica:

Um pedreiro de um determinado país teve um acidente e seu dedão foi desligado de seu corpo, seu dedo foi arrancado. O médico que tentou religar o dedão à mão do pedreiro porém, sem sucesso, este não desistiu e declarou: “Nem que eu tenha que colocar o dedão do pé na mão vou colocar”. E realmente aconteceu, o médico teve sucesso na operação. Pode ser cômico, e não ter ficado a melhor estética a mão do profissional que teve o acidente, mas uma coisa é vista, o médico olhou para o problema apenas para entender a situação e como deveria resolver seus problemas, buscou a solução!

Jesus é a única solução para os nossos problemas, não como um gênio da lâmpada, mas sim pois nele temos a força que precisamos ter para enfrentar as tantas dificuldades da vida.

Tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4:13)

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:36)

Que as palavras de Paulo e de Jesus estejam guardadas no mais fundo do nosso coração e que possamos lembrar que montanhas são grandes perto de nós, mas são insignificantes perto de nosso Pai.

Deus abençoe sua vida!

Ryan Anderson Fernandes de Lima

Fonte: Gospel +

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: