Para Que Namorar?

Vou escrever algumas perguntas, e queria te incentivar a parar para ler cada pergunta, e responder para você mesmo o que você acredita.

Solteiros: Para quê você quer namorar?
Compromissados: Para quê você namora?

Pensa aí.

Qual a razão de estar do lado de alguém? Qual a razão de fazer isso que chamamos de namoro – sair com a pessoa, conhecê-la, curtir a vida e dar presentes?

Meus pais sempre me diziam que namorar é para conhecer a pessoa com o propósito de casar. Você concorda? Ou você acha que namorar é muito mais sobre curtir do que sobre se preparar para algo distante que você pensa em fazer algum dia, mas só depois dos trinta e depois de ter curtido muito?

Volto à pergunta: para quê namorar?

Outra possível resposta é que namoro não é bíblico, então que devemos nos casar sem namorar. A Bíblia não é explícita nem sobre um e nem sobre o outro. Mas Deus é bem claro sobre como deve ser um relacionamento: [1] “guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade” (Malaquias 2:15), [2] “maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25), [3] “esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo” (1 Timóteo 3:11).

Estes são princípios de vida – fidelidade, amor, respeito, sinceridade, honestidade – mas esses versículos falam sobre maridos e esposas e não em um contexto de namoro. Mesmo assim, vou apresentar algumas passagens bíblicas que mostram como deve ser um relacionamento entre homem e mulher, e depois, vou escrever sobre o porquê de namorar e casar.

Homens, se preparem aí:

1. sejam sábios no convívio com sua namorada, tratando ela com honra e com delicadeza. (1 Pedro 3:7)

2. não trate sua parceira com amargura, e não se irrite facilmente com ela. (Colossenses 3:19)

3.muitos se dizem amigos leais, mas um homem fiel, quem poderá achar?” – Seja um amigo fiel. (Provérbios 20:6)

4. trate às mulheres com pureza. Principalmente sua namorada. Não se aproveite dela. (1 Timóteo 5:2)

5. ame sua companheira, e aprenda a se entregar por ela como Cristo que morreu na cruz por nós. (Efésios 5:25)

Ame-a mesmo quando ela estiver de TPM, quando ela estiver passando pela maior crise da vida dela. Não fuja quando ela estiver chorando, conforte-a. Não se omita quando ela precisar de você. Coloque os interesses dela acima dos teus, e assim você vai estar se preparando para cumprir o propósito de Deus no namoro e no casamento. Namoro não é nada sobre você, porque amor não é nada sobre você. Amor é sobre se doar.

E agora mulheres, é a vez de vocês:

1. Que sua beleza não esteja em usar decotes exagerados ou enfeites caros, mas sim em servir o próximo e ajudar o necessitado. (1 Timóteo 2:9-15)

2. Seja prudente e pura. Respeite seu namorado e seja bondosa com ele. (Tito 2:3-5)

3. Seja honesta (não minta, por nenhuma razão!), não seja maldizente (não fale mal por trás!), seja sóbria (tenha bom senso – não pegue pesado com ciúmes, em querer seu namorado só para você, ou em manipular ele com emoções) e seja confiável em tudo (sempre seja sincera e não omita coisas que ele deve saber sobre você). (1 Timóteo 3:11)

4. Seja exemplar em sua conduta – equilibrada, paciente e pacífica. O comportamento vergonhoso é como um câncer para seu parceiro. (Provérbios 12:4)

5. Faça sempre bem para seu companheiro. Nunca aja para machucá-lo. Trabalhe com prazer para poder construir uma casa com seu futuro marido. Seja disposta, não preguiçosa. Aprenda a administrar seu dinheiro, sem gastar compulsivamente com roupas desnecessárias. Respeite sua família, e cuide dela quando preciso for. Tenha esperança – não deixe qualquer coisa te abalar. Fale com sabedoria e ensine com amor. Seja uma mulher virtuosa, que é bela por dentro e teme ao Senhor (Provérbios 31).

Conclusão

Qual o propósito, então, de namorar e casar?

O propósito do relacionamento é sermos moldados para termos o caráter de Cristo. A razão de você se relacionar com alguém é para você aprender a ter um amor incondicional por essa pessoa, apesar de suas falhas, e assim se tornar semelhante a Jesus. Deus quer transformar seu caráter para que você seja como Jesus. E a vontade dEle é que através do relacionamento entre pessoas que O amam, Ele seja glorificado. Namorar é para conhecer para casar, mas mais do que isso, é aprender a amar.

Assim, o propósito de namorar é igual ao propósito de casar, que é igual ao propósito de viver: refletir ao mundo a misericórdia, a graça e o amor incondicional que Deus tem por nós.

Fonte: http://naomordamaca.com/2012/01/16/para-que-namorar/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: